Laudos de Avaliação Patrimonial
A SARAF avalia o patrimônio da sua empresa para diversas finalidades.
A SARAF avalia o patrimônio da sua empresa com laudos para diversas finalidades, sempre em conformidade com a legislação vigente, de acordo com as normas brasileiras NBR 14.653 da ABNT e as normas técnicas do IBAPE, visando atender às leis 11.638/07, com adequação ao IFRS e aos pronunciamentos contábeis do CPC.
- Laudo de avaliação de bens móveis
- Laudo de avaliação de imóveis urbanos e rurais
- Laudo de avaliação de complexos industriais
- Avaliação econômica (Valuation)
- Avaliação de ativos intangíveis (marcas, patentes e tecnologia)
A partir das informações coletadas pelo levantamento físico, os ativos serão avaliados tecnicamente para a emissão de laudo que suporte os ajustes patrimoniais necessários, utilizando as metodologias e cálculos específicos de Engenharia de Avaliação.
- Laudo para Determinação do valor justo (CPC 46)
- CPC 01 (NBC TG 01) - Teste de Recuperabilidade
- CPC 27 (NBC TG 27) - Laudo do Ativo Imobilizado
- CPC 46 (NBC TG 46) – Laudo de Mensuração do Valor Justo
- ICPC 10 - Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43
- Laudo para Revisão de vida útil (CPC 27)L
- Teste de Recuperabilidade – Impairment Test (CPC 01)
- Laudos para fins de Seguro
- Laudos para Alienação
- Laudos para Leilões
- Laudos para Avaliações de Imóveis
- Laudos de Obsolescência
- Laudos para Garantias e Penhoras
- Laudos para Fusões, Cisões e Incorporações
- Laudos para Comércio Exterior
AVALIAÇÃO PARA FINS DE SEGURO
Nosso cliente, do segmento de extração e beneficiamento de minérios não estava confortável com os valores dos prêmios contratados em sua apólice de seguro. Sem saber se o prêmio estava alto demais ou se seria suficiente para cobrir eventuais sinistros, nos trouxe a questão.
Por serem 4 plantas complexas apresentamos um escopo técnico completo, incluindo levantamento técnico e vistoria com acompanhamento de engenheiros in loco e utilizando as metodologias consagradas para a valoração dos ativos.
Um projeto desafiador também por ter ocorrido durante a pandemia, onde foi necessário administrar as contingências, paradas e retomadas.
REVISÃO DE VIDA ÚTIL
Depreciar os ativos a taxas incorretas pode trazer bastante prejuízo para as empresas.
Nesse cliente do ramo da saúde, devido a altos investimentos em softwares de gestão, a taxa de depreciação comumente utilizada de cinco anos estava impactando negativamente no resultado do cliente, demonstrando problemas de solvência.
Com uma avaliação técnica criteriosa conseguimos demonstrar que o software ERP implantado pela empresa tinha uma vida útil maior, diminuindo sua taxa de depreciação e garantindo um melhor resultado e de forma transparente.